O que é resiliência?

Resiliência é um conceito Psicológico, emprestado da Física, que originalmente define a capacidade de um material voltar a seu estado normal depois de ter sofrido tensão.

Dentro do conceito psicológico, resiliência é entendida como a combinação de fatores que dão ao ser humano condições para enfrentar e superar problemas e adversidades. Resumidamente, é a capacidade que demonstra se uma pessoa sabe funcionar bem sob pressão ou situação difícil.

Também podemos definir resiliência como a capacidade do ser humano de superar limites, buscando dentro de si força para superar alto grau de dificuldade, tirando disso grande aprendizado emocional.

Diante de determinados problemas, e de acordo com a personalidade-estrutura emocional de cada indivíduo, pode pode ocorrer determinada desintegração emocional.

Características de pessoas resilientes

Pessoas resilientes tem certas habilidades bem desenvolvidas:

  • Administram bem suas próprias emoções: são hábeis em se manter sereno diante de um problema. Reconhecer e gerenciar as emoções quando elas se manifestam é essencial para o sucesso na resolução do problema ou no aproveitamento de uma oportunidade.
  • Controlam os impulsos: não se deixam levar por uma emoção agindo impulsivamente. Tem habilidade de “sair” da situação problema, “olhar” de fora e pensar sobre como lidar com a questão.
  • São Otimistas: tem a certeza de que as coisas podem melhorar. É a esperança e convicção na capacidade de controlar o seu comportamento, consequentemente o rumo das coisas. É a Crença na própria capacidade de superar adversidades. Não são alienados, do tipo que não enxergam as dificuldades, mas as encaram com “força total”, com a convicção de que são capazes de superá-las.
  • Analisam o ambiente: capacidade de avaliar o ambiente, identificar as causas dos problemas e procurar “saídas” possíveis. Isso permite que a pessoa se coloque num lugar seguro para tomar decisões.
  • São empáticas: capacidade de compreender os estados psicológicos dos outros (as emoções e sentimentos) e saber como agir com as pessoas. Habilidade de se colocar no lugar do outro.
  • Tem auto eficácia: é a crença de que você consegue resolver seus problemas. Provavelmente moldada por experiências anteriores em que obteve sucesso.
  • Alcançam pessoas: É a capacidade de se vincular a outras pessoas, sem receios e sem medo, construindo redes de apoio.

Portanto, ser resiliente ou desenvolver resiliência é um fator fundamental para uma vida mais próspera e plena, já que basicamente nos torna mais eficazes nos nossos relacionamentos – sejam eles profissionais ou afetivos – e assim aumentando as chances de sucesso.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *