Se você QUER parar de fumar já é algo muito importante, QUERER é o primeiro passo para conseguir. Só quem é fumante e já fez alguma tentativa, mesmo que frustrada, sabe o quanto é uma tarefa difícil.

Primeiro é importante saber que o cigarro (NICOTINA) causa três tipos de dependência:

  • Física;
  • Psicológica;
  • Comportamental.

Cuidar dessas três esferas influencia diretamente no sucesso ou fracasso da tentativa, assim como o quanto você está decido a parar, o grau de dependência e o plano de ação que irá traçar para atingir o
objetivo.

Ao invés de descrever os males do cigarro, o que duvido que algum fumante não saiba, vamos ao que é realmente útil quando se toma essa decisão tão importante. O que pode ajudar:

TERAPIA DE REPOSIÇÃO DE NICOTINA

A NICOTINA é a substância responsável pela dependência, mas não necessariamente é a grande vilã do cigarro (as vilãs são as 4720 outras substâncias toxicas que ele contém). A reposição de nicotina se faz através de gomas de mascar e adesivos, que ajudam a amenizar os desagradáveis sintomas de abstinência que a substância provoca: irritação, inquietação, insônia, dores de cabeça, tonturas e alterações do hábito intestinal.

MEDICAÇÃO

Há dois medicamentos disponíveis para auxiliar no tratamento, um deles é a Bupropiona, um antidepressivo que minimiza os sintomas de abstinência da nicotina.

O outro é a Vareniclina, é um antagonista da nicotina, ou seja, inibe o prazer causado pelo cigarro.

Em outras palavras, ambos tem um efeito muito positivo na “vontade” de fumar, que diminui consideravelmente.

CIGARRO ELETÔNICO

Famoso nos EUA e encontrado aqui no Brasil pela internet, apesar de ter sido vetado pela ANVISA em 2009, alegando que o há poucos estudos sobre o aparelho e que o mesmo também tem substancias nocivas. No entanto especialistas defendem que menos letais que o cigarro comum, podendo sim ser um grande aliado no tratamento.

iCoach

É um aplicativo bastante usado na Europa para auxiliar pessoas que querem parar de fumar. Ele analisa os hábitos do fumante em questão e fornece dicas personalizadas diariamente através do celular. Disponível para Android e IOS/IPHONE.

PLANO DE AÇÃO

Modificar os hábitos pode ser essencial para algumas pessoas terem sucesso na tentativa de parar de fumar. Somos diferentes, o que vai funcionar para um pode não funcionar para o outro, no entanto se colocar em “situações de risco” é desnecessário para todos que estão tentando parar de fumar.

Então, pense nos momentos que mais sente vontade: é no “happy hour”, após o almoço, pela manhã, após o cafezinho? Pense com cuidado no que você faz e automaticamente te leva ao cigarro e tente evitar essas situações por um tempo.

Também é interessante pensar em rotas de fuga para quando sentir aquela vontade quase incontrolável, carregue garrafas de água, gomas de mascar, ouça musica, inicie um esporte.

Se puder contar com a ajuda médica (principalmente se estiver pensando em tomar alguma medicação) e psicológica, é possível que suas chances de sucesso também aumentem.

Realmente não é uma tarefa fácil parar de fumar, mas não impossível. Boa sorte!

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