Entendendo o que é a terapia

Segundo a OMS saúde é um estado de completo bem estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade. A extensão a todos os povos dos benefícios dos conhecimentos médicos, psicológicos e afins é essencial para atingir o mais elevado grau de saúde. (Constituição da Organização Mundial de Saúde. Nova Iorque, 22 de julho de 1946).

Entendendo a complementariedade entre os fatores e que a saúde mental é tão importante e necessária quanto a saúde física, a psicoterapia visa harmonizar a saúde do paciente através da aplicação de um conjunto de práticas e técnicas psicológicas estruturadas.

Uma somatória de fatores contribuem para que, mesmo em tempos de crise, os consultórios continuem com uma grande demanda de pessoas em busca de alivio do sofrimento emocional, que muitas vezes consegue ser extremamente pior que o físico pela própria dificuldade de acalmar uma mente turbulenta.

Independente da abordagem terapêutica, o objetivo final sempre estará relacionado ao fortalecimento, resiliência e alívio do sofrimento psíquico. É um processo profundo de auto-conhecimento para a partir disso – dessa melhor percepção de si, do outro e do mundo – desenvolver capacidades e habilidades para resolução de problemas.

Dentro desse processo de “análise” será possível abandonar crenças, atitudes e comportamentos limitadores que sustentavam um ciclo de mesmice e equívocos.

Como funciona a terapia?

O psicólogo não dá conselhos, não diz o que você tem ou não tem que fazer e apesar de as vezes poder usar situações e experiencias pessoais para exemplificar, encorajar ou similarizar, raramente emite opiniões pessoais ou faz julgamentos. Geralmente ele (psicólogo) se coloca numa posição de tradutor e facilitador para que você encontre as respostas para os conflitos dentro de você mesmo, dentro das suas verdades.

Muitas vezes quando estamos envoltos em uma situação difícil, nossos pensamentos e atitudes ficam “contaminados” pelas emoções que estamos experienciando. Assim, podemos estar encarando a situação a partir de um ponto de vista parcial. É função do psicólogo fazê-lo “pensar” para ampliar sua visão e aumentar as chances de encontrar soluções.

Portanto, outra função da psicoterapia é ajudá-lo a identificar as emoções, pois na maioria das vezes é ela quem está controlando os seus pensamentos e comportamentos. A vida acontece num equilíbrio entre a alegria e a dor, e algumas pessoas vão precisar de ajuda para equalizar isso.

A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la.

– Eduardo Galeano.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *