Ansiedade é um termo utilizado para diversas doenças que causam nervosismo, medo, apreensão e preocupação. Esses distúrbios acabam afetando nossas vidas, a maneira como nos sentimos e nos comportamos e ainda podem se manifestar com sintomas físicos reais. Uma ansiedade severa por pode ter um sério impacto sobre a vida no dia a dia.

Muitas vezes sentimos medo ou ficamos preocupados antes de enfrentar alguma situação desafiadora, como uma prova, um teste, um exame ou uma entrevista por exemplo. Estes sentimentos são facilmente justificados e considerados normais. A ansiedade é considerada um problema quando esses sintomas interferem na capacidade da pessoa realizar algumas tarefas do cotidiano como dormir ou afetam sua vida social por exemplo.

Os transtornos de ansiedade podem ser classificadas em diversos tipos específicos. Abaixo segue uma lista com os mais comuns.

O que é o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) ?

Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG ) é uma doença crônica caracterizada por excessiva ansiedade de longa duração e se preocupar com eventos não específicos da vida , objetos e situações. Sofredores de TAG muitas vezes sentem medo e se preocupam excessivamente com saúde, dinheiro, família, trabalho, ou na escola, mas no entanto eles têm dificuldade tanto para identificar o medo específico como para controlar as preocupações. Seu medo é geralmente irrealista ou fora de proporção com o que pode ser esperado naquela situação . Sofrem e esperaram por  fracassos,  desastres a tal ponto que interfere com as funções diárias, como trabalho, escola, atividades sociais e relacionamentos.

O que é transtorno do pânico?

Transtorno do Pânico é um tipo de ansiedade, caracterizado por ataques breves ou repentinos de intenso terror e apreensão que leva a tremores, confusão, tonturas , náuseas e dificuldade para respirar . Os ataques de pânico tendem a surgir de forma abrupta e atingem um pico após 10 minutos , quando a ansiedade tende a reduzir. Distúrbios de pânico geralmente ocorrem após experiências assustadoras ou estresse prolongado , mas eles podem ser espontânea também. Um ataque de pânico pode levar um indivíduo a estar bem cientes de qualquer alteração na função normal do corpo , interpretando-a como uma doença fatal – é comum as pessoas com este transtornos irem com frequência a PS e Hospitais acreditando estar vivenciando um ataque cardíaco. Além disso, ataques de pânico levam a pessoa a esperar os ataques futuros , que podem causar mudanças comportamentais drásticas para evitar que aquela situação desconfortável e incontrolável aconteça novamente.

O que é uma fobia?

A fobia é um medo irracional e prevenção de um objeto ou situação . As fobias são diferentes de distúrbios de ansiedade generalizada , porque uma fobia tem uma resposta de medo identificado com uma causa específica . O medo pode ser reconhecido como irracional ou desnecessário , mas a pessoa ainda é incapaz de controlar a ansiedade que resulta . Estímulos para a fobia pode ser tão variada como situações , animais ou objetos do cotidiano. Por exemplo, agorafobia ocorre quando se evita um lugar ou situação para evitar uma ansiedade ou ataque de pânico. Agorafobicos irá situar-se de modo que a fuga não será difícil ou embaraçoso , e eles vão mudar seu comportamento para reduzir a ansiedade sobre a possibilidade de escapar.

O que é o Transtorno de Ansiedade Social?

Transtorno de Ansiedade Social é um tipo de fobia social caracteriza-se por um medo de ser julgado negativamente pelos outros ou o medo de constrangimento público devido a ações impulsivas . Isto inclui sentimentos como medo do palco , um medo da intimidade, e um medo de humilhação. Esta doença pode levar as pessoas a evitar situações públicas e de contato humano , a ponto de que a vida normal com rotina, torna-se impossível .

O que é o Transtorno Obsessivo- Compulsivo (TOC) ?

Transtorno Obsessivo-Compulsivo ( TOC) é um transtorno de ansiedade caracterizado por pensamentos ou ações que são repetitivas , angustiante e intrusiva. as pessoas que sofrem de TOC geralmente sabem que suas compulsões são irracionais ou exageradas, mas praticar o ritual acaba sendo a única forma para aliviar sua ansiedade. Muitas vezes , a lógica de alguém tem TOC parecerá supersticiosa , como uma insistência em andar em um determinado padrão . Portadores de TOC geralmente mantem itens pessoais obsessivamente limpos, lavam as mãos dezenas de vezes ou verificam constantemente fechaduras , fogões ou interruptores de luz .

O que é o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (PTSD) ?

Transtorno de Estresse Pós- traumático  é a ansiedade que resulta de trauma anterior , como o combate militar , estupro, situações com reféns , ou um acidente grave. Pessoas com estresse pós-traumático muitas vezes tem flashbacks do evento que desencadeou o trauma, que as leva as mudanças de comportamento , a fim de evitar a certos estímulos.

O que é o Transtorno de Ansiedade de Separação ?

Transtorno de Ansiedade de Separação é caracterizada por altos níveis de ansiedade quando separados de uma pessoa ou lugar que proporciona sentimentos de segurança. Às vezes a separação resulta em pânico , e é considerado um distúrbio quando a resposta é excessivo ou inadequado.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *