transtornos-de-humor

Os Transtornos de Humor são doenças cujo sintoma central é a alteração do humor ou afeto, por isso as vezes são chamados Transtornos Afetivos.

Podem ter frequência, duração e gravidade variáveis.

Todos os dias passamos por diversas alterações do nosso humor de acordo com as situações que vamos experimentando em casa, na rua, no trabalho, com informações que vamos recebendo. Podemos então, ficar irritados, felizes, tristes, chateados. Enfim, uma variação natural a todos e dependendo do grau de estresse do seu dia, você pode chegar ao final dele sem energia, limitado e desanimado. Sem “bateria”.

Mas geralmente no dia ou dias seguintes, a energia e a disposição reaparecem e estamos prontos para os novos desafios que virão. Faz parte.

No entanto, no Transtornos de Humor, essas emoções desagradáveis e limitadoras são vivenciadas com maior intensidade, persistência e fogem ao controle e compreensão. Frequentemente causa prejuízo em funções cognitivas como raciocínio e concentração e intenso sofrimento psicológico, comprometendo assim a vida pessoal, profissional e social do paciente.

Principais Transtornos de Humor

Depressão

A depressão é a mais comum das doenças mentais e é diferente do sentimento de tristeza que vezes experimentamos. Esse sentimento é natural diante de inseguranças, perdas, ou até mesmo o medo da perda, mas passa após um tempo, após uma boa noite de sono ou solucionar um problema que está nos angustiando.

Já a Depressão persiste, dia após dia, noite após noite, começa a interferir em todos os cenários de vida: social, familiar e profissional. Se não tratada pode durar meses, anos.

Saiba mais sobre a Depressão

Transtorno Bipolar

O Transtorno Bipolar é caracterizado por oscilações extremas e bruscas do humor. A pessoa intercala momentos da mais profunda tristeza depressiva com momentos de agitação intensa, alegria e excitação.

Estes momentos de humor exaltado são chamados de mania e entre uma crise e outra o paciente passa por períodos de normalidade (estabilidade).

Saiba mais sobre o Transtorno Bipolar

Distimia

A Distimia é um tipo de depressão que se caracteriza por ser leve e prolongada.

Embora esteja presente a maioria dos sintomas depressivos comuns à depressão moderada e grave, eles são sentidos de forma menos intensa.

Saiba mais sobre a Distimia.

Nós podemos te ajudar

Entre em contato por telefone (11) 9813-34991 ou através do formulário de contato.

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu telefone

Como deseja ser contactado?(obrigatório)
E-mailTelefone

Como podemos lhe ajudar?