Existem vários tipos de abordagens terapêuticas que são usadas por nós psicólogos para nortear o nosso trabalho, basicamente todas elas tem o mesmo objetivo final: proporcionar alivio de sintomas e modificações permanentes na estrutura emocional do nosso paciente, uma estrutura mais fortalecida ou no mínimo mais consciente.

Na maioria das vezes somos muito habilidosos para lidar com os problemas que aparecem na nossa vida. Conseguimos enfrenta-los quase sempre sem grandes dificuldades. Mas às vezes nos encontramos em situações difíceis, onde nos sentimos impotentes, cansados e até mesmo paralisados.

Essas questões podem se referir a trabalho, conflitos familiares, relacionamentos ruins, separações, perdas, doenças… Enfim, uma série de dificuldades que às vezes não conseguimos lidar bem sozinhos.

Em outros casos podemos nos encontrar em uma encruzilhada: ter de fazer uma escolha difícil e não conseguir enxergar a melhor saída por estar muito envolvido com o problema, não conseguindo assim pensar em prioridades, como iniciar uma nova família ou procurar um novo emprego.

É importante esclarecer que o Psicólogo não emite opiniões pessoais (julgamentos) e nem diz ao paciente o que fazer e o que não fazer (exceto em situações específicas, como no caso de pessoas que convivem com agressores, suicidas ou dependentes químicos).

O trabalho do Psicólogo é entender a situação de vida e as dificuldades que o paciente apresenta. A partir dessa compreensão ajudamos a construir a história do paciente e a enxergar melhor o seu funcionamento: seus comportamentos e pensamentos que reforçam seus problemas e/ou os mantém.

O que é Terapia Cognitivo Comportamental?

A  Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é uma abordagem atual, voltada para o presente e focada na resolução de problemas do aqui e agora, o que a torna muito eficaz nos dias de hoje, visto que as nossas necessidades sociais modificaram bastante nas últimas décadas. É também objetiva, baseada em pesquisas e experimentos científicos. É a abordagem teórica mais estudada atualmente.

Na Terapia Cognitivo Comportamental consideramos que a forma como lidamos ou reagimos à determinada situação ou evento é influenciada pela maneira que interpretamos e damos significados a elas.

É uma abordagem cooperativa, onde juntos, terapeuta e paciente vão identificar os pensamentos-sentimentos-comportamentos e principalmente as crenças que levaram ao problema e que o mantem.

Apesar de levar em conta toda a história de vida (passado), o foco principal é no presente, no momento atual onde os problemas e sintomas estão interferindo na vida da pessoa, no seu dia a dia.

Buscamos desconstruir o que é disfuncional e desenvolver novas habilidades sociais e de enfrentamento, possibilitando um olhar mais realista e funcional da vida e dos problemas.

Agende sua consulta!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.